Interconexões terá programação cultural em agosto, outubro e novembro

Promoção da igualdade, valorização da cultura negra e combate ao racismo são valores ressaltados pelo Interconexões, evento que será realizado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Fundação Palmares entre os dias 21 e 25 de agosto. Além de celebrar os 55 anos da UnB, o evento também vai comemorar os 29 anos de criação da Fundação Cultural Palmares, que busca desenvolver uma política cultural igualitária e inclusiva para contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.

O I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras terá exibição dos filmes Alma no Olho, de Zózimo Bulbul e Amor Maldito, de Adélia Sampaio, além da mostra competitiva com avaliação de 19 filmes ao longo da semana. A programação também terá minicursos de produção cinematográfica, fotografia e roteiro, e palestras e debates, como “As mulheres negras frente ao mercado e política do audiovisual” e “Representação de mulheres negras no cinema”.

O Seminário “Estado, racismo e violências” será realizado no dia 22 de agosto com as palestras “Racismo Institucional e Universidade”, com o professor da Faculdade de Direito Evandro Piza, “Vidas negras que importam: de que valem mentes negras?”, com o professor Júlio Tavares, do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e “A persistência da raça nas interações sociais”, com o professor Valter da Mata, da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime).

No dia 23 de agosto, a Mesa de Debate “Diálogos sobre a literatura afro-brasileira” vai reunir escritoras da Literatura Negra Contemporânea como Calila das Mercês, Custódia Wolney e Cristiane Sobral.

Em outubro, a programação continua com o Seminário “Muito caminhos, um único encontro” no dia 25 de outubro, durante a Semana Universitária. Em 30 de novembro, a Universidade receberá a Batalha Hip Hop do Conhecimento.

 

Programação – 21 a 25 de agosto

I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras – Mostra de Cinema Negro, Debate e Sessões

Data: 21 a 25 de Agosto

Horário: 14h às 17h – abertura, dia 22 de agosto

Locais: Mostras de Filmes – Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde – 22, 23 e 24

Mostra Paralela para alunos de escola pública – Anfiteatro 10, ICC – 25

Palestra e Debate – Auditório da Faculdade de Comunicação – ICC Norte – 21, 22, 23 e 25

Mini Cursos – Centro de Convivência Negra – 22, 23 e 25

 

Seminário: Estado, Racismo e Violências

Data: 22 de Agosto

Horário: 09h às 17h

Local: Auditório 1 do Instituto de Biologia (IB)

 

Literatura Negra Contemporânea – Mesa de Debate com Escritoras

Data: 23 de Agosto

Horário: 16h

Local: Auditório do Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo)

 

Confira todos os detalhes no site do Decanato de Extensão da UnB.