Andréa Mattos

Andréa Mattos escreve poesia, conto e crônica. É pós-graduada em estudos literários e faz parte do Coletivo Liberdade para Rafael Braga em Feira de Santana.

Citações

"Ser mulher negra é andar na contramão, sendo garra e resistência em meio as adversidades impostas por uma sociedade na qual imperam os valores excludentes. É um constante processo de libertação".

Mini Biografia

Nasci em uma família humilde de posses financeiras, mas na qual os valores éticos sempre foram nossa base.

Como a maioria das mulheres negras,ao concluir o Ensino Médio, rastreava empregos ,embora enfrentadas o ranço do preconceito. Não conseguindo,trabalhava com jogo de bicho e dando aulas de reforço. Prestei concurso para a Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues e em 2000, além de ingressar no funcionalismo público, como secretária escolar, fui aprovada no Curso de Letras pela UEFS. Foram anos de luta. Muitas.

Tive dois filhos, que hoje estão com 10 e 12 anos. Sempre trabalhei como professora em pré-vestibulares, lecionando Língua Portuguesa, Redação e Literatura. E 2012 fiz a pós-graduação em Estudos Literários, pela UEFS também. Continuo indo na contramão que a sociedade, a todo momento, tenta impor,por meio da arte: literatura e música,vejo que a libertação do meu povo constitui uma tarefa desafiadora e altamente importante.